Como ter um logotipo responsivo para um dispositivo móvel

O termo responsivo está chegando mais frequentemente aos ouvidos de todos os tipos de profissionais. Este termo significa o método pelo qual podemos adaptar uma interface web para diferentes larguras de tela, tais como tablets e smartphones.

O web designer foi o primeiro profissional que teve que estudar cuidadosamente esta questão de forma a poder aplicá-lo corretamente ao seu trabalho.

Por exemplo, todas as imagens em uma página web que vemos em um laptop têm de ter uma largura de 1200 pixels, no entanto se o mesmo for responsivo, deve ser visto corretamente num dispositivo móvel que tem 380 pixels de largura.

De forma simples, estas são as duas questões base que deve ser em conta se quer criar logotipo responsivo.

criar logotipo gratis

Algumas dicas que deve ter em conta ao criar um logotipo responsivo

São diversas as dicas que lhe poderíamos dar relativamente a esta questão, contudo, se está a criar algum tipo de logotipo (seja para si ou para um cliente), veja as melhores dicas de seguida.

1 – Simplificar

A ideia de simplificar o logotipo da marca é nova para nós, e esta questão é em muito motivada pelo design responsivo.

Qualquer designer gráfico compreende a necessidade de fazer uma imagem fácil de lembrar e que pode ser escalada a uma aplicabilidade em diferentes meios. Assim sendo, quando se trata de um logotipo responsivo quanto mais simples e memorizável, melhor.

2 – Criar ícones

A simplificação pode ser mais radica, como é o caso do Twitter, que eliminou a parte nominal para manter apenas o isótopo (ou seja, a imagem).

No caso do Twitter, a imagem da ave como o ícone permanece reconhecível e perfeitamente adaptável a todos os tipos de aplicações, incluindo perfis de redes sociais e ícones de acesso (dentro das aplicações móveis ou numa interface web).

3 – Flexibilidade e dinamismo

Talvez o design responsivo nos esteja a levar a pensar de uma maneira diferente quando temos de nos perguntar como será o logotipo de uma marca.

Em vez de o ver com a rigidez de idade, agora podemos ver a mudança e uma adaptação sem problemas aos diferentes dispositivos e à utilização por parte do consumidor.

O designer gráfico deve assumir estes fatos, e ao criar as suas novas identidades tem que ser sensível a esta questão da responsividade, mas não vão cobrar mais por isso, uma vez que esta é cada vez mais uma tendência obrigatória.

Se está neste momento a trabalhar como designer gráfico e necessita de alguns softwares que o ajudem a criar logotipo grátis e responsivo, saiba que existem inúmeras alternativas no mercado.

Basta que procure aquela que se adapta melhor às suas necessidades, e verá todo o seu trabalho facilitado.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *