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APLICATIVO DO DIA!VEJA O APP TOP DO DIA!

Use seu Celular com Android para controlar seus exercícios.

Agora as pessoas que gostam de tecnologia têm um incentivo a mais para deixar suas cadeiras de lado e por seus Celulares com Android ou outros sistemas operacionais para “correr”. Não se assustem eles ainda não podem fazer os exercícios por nós, mas são grandes aliados no controle, motivação e organização das atividades físicas.

Como todo bom “gordinho” estava me enrolando já há algum tempo para voltar a cuidar da saúde, depois de comprar o celular e criar o blog então, várias desculpas esfarrapadas surgiram para deixar as atividades físicas de lado.
Buscando juntar a tecnologia e a “malhação” achei alguns aplicativos que vão auxiliar na organização e controle das rotinas de exercícios, juntando assim a tecnologia e a saúde no mesmo caminho.

Os aplicativos que estou testando no meu celular controlam os exercícios aeróbicos, o treino de musculação, a alimentação, além de verificar sua Taxa Metabólica Basal (durante o post explicarei o que é e para que serve essa informação).

O primeiro que vamos conhecer é o Endomondo. O Endomondo é um aplicativo que utiliza o GPS para gravar sua rota durante o exercício, com isso você tem a velocidade média durante seu trajeto, distância percorrida e uma estimativa das calorias gastas durante o seu exercício. Se você tiver um monitor cardíaco compatível com Bluetooth ele controla a sua freqüência cardíaca também. Eu uso o meu monitor cardíaco sem Bluetooth e incluo os dados manualmente no programa.

O aplicativo conta ainda com uma função de sincronização com a web. Os exercícios são enviados ao site do Endomondo, http://www.endomondo.com/, possibilitando o acesso em qualquer lugar para que você possa acompanhar a sua evolução nos exercícios. Outra função legal é a integração do programa com o player de música, com um clique você começa a ouvir sua playlist enquanto se exercita.

Veja abaixo algumas imagens do programa e também do site do Endomondo:

Tela inicial do Aplicativo:

Histórico dos exercícios realizados:

Detalhamento de um dos exercícios. O programa mostra o tempo que você fez em cada quilometro, dividindo como se fossem voltas:

Aqui você vê no mapa o caminho que realizou:

Algumas telas com as opções de configuração do aplicativo:

Nesta opção você seleciona o tipo de atividade que irá realizar, acredito que ela seja utilizada também para estimar o gasto de calorias.

Abaixo uma imagem do site do Endomondo:

Outro aplicativo interessante é o Contador de Calorias, com ele você pode consultar a quantidade de calorias dos alimentos, criar um diário alimentar, incluir informações sobre seus exercícios, ver o total de calorias consumidas por dia (na opção Calendário da Dieta) e utilizar o Controlador de Peso, que ajuda você a manter um histórico do seu peso e descobrir se está no caminho certo.

Tela inicial do aplicativo:

Pesquisa de alimentos:

Tela com o resultado da pesquisa:

Opção Diário Alimentar, aqui você inclui as suas refeições para ter uma idéia da quantidade de calorias que vem consumindo:

Nesta tela você inclui os detalhes de cada uma das suas refeições:

Tela Diário de Exercícios. Nesta opção você inclui os exercícios que realiza e o programa calcula uma estimativa dos gastos calóricos.

Calendário de Dieta, mostra o total de calorias consumidas por dia.

Controlador de Peso:

Agora vamos ver o BMR Calc, um aplicativo que ajuda a estimar a Taxa metabólica Basal (TMB).

O aplicativo BMR calc nos ajuda a ter uma estimativa da nossa Taxa Metabólica basal.
“ TAXA METABÓLICA BASAL (TMB): É um mínimo de energia necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso (McARDLE e col., 1992 ). Ela reflete a produção de calor pelo organismo sendo determinada indiretamente medindo-se o consumo de oxigênio sob condições bastante rigorosas. A utilização de T.M.B. estabelece bases energéticas para a construção de um programa válido de controle de peso através da dieta, do exercício ou combinação de ambos.

Com esse valor em mãos e mais o nosso gasto de energia durante o dia (Trabalho, passeios, exercícios, etc.) podemos calcular o nosso consumo calórico diário e planejar a nossa dieta, visando o emagrecimento ou mesmo o aumento da massa muscular.

Vamos supor que nós calculamos a nossa TMB e seu valor foi de 2000 calorias. Pensando em um estilo de vida sedentário gastamos, por exemplo, mais 600 calorias durante o dia, obtendo um total de 2600 calorias gastas por dia.
Se a nossa alimentação diária for de 2600 calorias também, nosso peso não sofrerá alteração, pois você está fornecendo para o corpo exatamente a quantidade de calorias que ele precisa.

Agora, digamos que a sua alimentação forneça 3000 calorias. Sendo seu gasto 2600 calorias e sua ingestão 3000 calorias você terá uma sobra de 400 calorias por dia, ou seja, a tendência é que você ganhe peso.
Curiosidade: Vocês sabiam que 1 kg é aproximadamente 8000 calorias? Fazendo as contas em mais ou menos 20 dias você ganhará mais 1 kg para a sua coleção.

Agora se você quiser emagrecer vai ter que gastar mais calorias do que você ingere, ou seja, você gasta 2600 calorias por dia, você vai ter que ingerir menos que isso e lembrar que você precisa de um déficit de mais ou menos 8000 calorias para eliminar 1 kg. Um exemplo, se você quer perder 10 kg e seu déficit calórico diário é de 200 calorias você vai demorar aproximadamente 400 dias para perder os seus 10 kg, ou seja, aquela barra de chocolate que você está com vontade de comer, ela vai aumentar pelo menos uma semana o prazo no seu objetivo de perder 10 kg.


Agora que já sabemos o quanto temos que nos esforçar para perder 1 kg vamos ver a tela do aplicativo que faz o calculo do nosso TMB. Usem o valor RMR do aplicativo (Resting metabolic rate) traduzindo literalmente Taxa Metabólica de descanso.

Agora vamos conhecer um aplicativo para controlar os exercícios com pesos. O Jefit é um aplicativo onde você pode montar a sua série de musculação e controlar o seu crescimento muscular e de força constantemente.
O aplicativo permite que você cadastre a sua rotina de exercícios, inclusive com imagens de como fazê-los, divididos por dia da semana, além disso, você pode incluir a quantidade de repetições e o peso que usou em cada um dos exercícios, cadastrar e controlar o intervalo entre as séries e ainda sincronizar todas essas informações do celular com o site, http://www.jefit.com/.

Veja algumas imagens do aplicativo e do site www.jefit.com.

Tela inicial do aplicativo:

Consultando sua série, opção Routine:

Demonstrando o detalhe de um dos dias de treino:

Aqui você inclui o tempo de descanso de cada exercício e a quantidade de séries:

Aqui você pode ver e escolher exercícios para a sua série:

Aqui você vê os Detalhes do exercício:

Aqui você vê as informações que cadastrou no programa e se clicar em Body Progress você vê a sua evolução durante o período que já treinou.

Tela com as opções do programa:

Nesta tela você define os seus objetivos com o treino:

Imagens do site Jefit.com

Existem outros aplicativos que realizam essas medições, mas esses que testei foram os mais simples e completos para utilizar.

E agora? Quando você vai começar a se cuidar e se exercitar de novo? As ferramentas você já conhece, agora depende de você!

Um abraço e até breve.

Android Zone

 

 

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