Aplicativos Saude Tecnologia

Use seu Celular com Android para controlar seus exercícios.

Agora as pessoas que gostam de tecnologia têm um incentivo a mais para deixar suas cadeiras de lado e por seus Celulares com Android ou outros sistemas operacionais para “correr”. Não se assustem eles ainda não podem fazer os exercícios por nós, mas são grandes aliados no controle, motivação e organização das atividades físicas.

Como todo bom “gordinho” estava me enrolando já há algum tempo para voltar a cuidar da saúde, depois de comprar o celular e criar o blog então, várias desculpas esfarrapadas surgiram para deixar as atividades físicas de lado.
Buscando juntar a tecnologia e a “malhação” achei alguns aplicativos que vão auxiliar na organização e controle das rotinas de exercícios, juntando assim a tecnologia e a saúde no mesmo caminho.

Os aplicativos que estou testando no meu celular controlam os exercícios aeróbicos, o treino de musculação, a alimentação, além de verificar sua Taxa Metabólica Basal (durante o post explicarei o que é e para que serve essa informação).

O primeiro que vamos conhecer é o Endomondo. O Endomondo é um aplicativo que utiliza o GPS para gravar sua rota durante o exercício, com isso você tem a velocidade média durante seu trajeto, distância percorrida e uma estimativa das calorias gastas durante o seu exercício. Se você tiver um monitor cardíaco compatível com Bluetooth ele controla a sua freqüência cardíaca também. Eu uso o meu monitor cardíaco sem Bluetooth e incluo os dados manualmente no programa.

O aplicativo conta ainda com uma função de sincronização com a web. Os exercícios são enviados ao site do Endomondo, http://www.endomondo.com/, possibilitando o acesso em qualquer lugar para que você possa acompanhar a sua evolução nos exercícios. Outra função legal é a integração do programa com o player de música, com um clique você começa a ouvir sua playlist enquanto se exercita.

Veja abaixo algumas imagens do programa e também do site do Endomondo:

Tela inicial do Aplicativo:

Histórico dos exercícios realizados:

Detalhamento de um dos exercícios. O programa mostra o tempo que você fez em cada quilometro, dividindo como se fossem voltas:

Aqui você vê no mapa o caminho que realizou:

Algumas telas com as opções de configuração do aplicativo:

Nesta opção você seleciona o tipo de atividade que irá realizar, acredito que ela seja utilizada também para estimar o gasto de calorias.

Abaixo uma imagem do site do Endomondo:

Outro aplicativo interessante é o Contador de Calorias, com ele você pode consultar a quantidade de calorias dos alimentos, criar um diário alimentar, incluir informações sobre seus exercícios, ver o total de calorias consumidas por dia (na opção Calendário da Dieta) e utilizar o Controlador de Peso, que ajuda você a manter um histórico do seu peso e descobrir se está no caminho certo.

Tela inicial do aplicativo:

Pesquisa de alimentos:

Tela com o resultado da pesquisa:

Opção Diário Alimentar, aqui você inclui as suas refeições para ter uma idéia da quantidade de calorias que vem consumindo:

Nesta tela você inclui os detalhes de cada uma das suas refeições:

Tela Diário de Exercícios. Nesta opção você inclui os exercícios que realiza e o programa calcula uma estimativa dos gastos calóricos.

Calendário de Dieta, mostra o total de calorias consumidas por dia.

Controlador de Peso:

Agora vamos ver o BMR Calc, um aplicativo que ajuda a estimar a Taxa metabólica Basal (TMB).

O aplicativo BMR calc nos ajuda a ter uma estimativa da nossa Taxa Metabólica basal.
“ TAXA METABÓLICA BASAL (TMB): É um mínimo de energia necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso (McARDLE e col., 1992 ). Ela reflete a produção de calor pelo organismo sendo determinada indiretamente medindo-se o consumo de oxigênio sob condições bastante rigorosas. A utilização de T.M.B. estabelece bases energéticas para a construção de um programa válido de controle de peso através da dieta, do exercício ou combinação de ambos.

Com esse valor em mãos e mais o nosso gasto de energia durante o dia (Trabalho, passeios, exercícios, etc.) podemos calcular o nosso consumo calórico diário e planejar a nossa dieta, visando o emagrecimento ou mesmo o aumento da massa muscular.

Vamos supor que nós calculamos a nossa TMB e seu valor foi de 2000 calorias. Pensando em um estilo de vida sedentário gastamos, por exemplo, mais 600 calorias durante o dia, obtendo um total de 2600 calorias gastas por dia.
Se a nossa alimentação diária for de 2600 calorias também, nosso peso não sofrerá alteração, pois você está fornecendo para o corpo exatamente a quantidade de calorias que ele precisa.

Agora, digamos que a sua alimentação forneça 3000 calorias. Sendo seu gasto 2600 calorias e sua ingestão 3000 calorias você terá uma sobra de 400 calorias por dia, ou seja, a tendência é que você ganhe peso.
Curiosidade: Vocês sabiam que 1 kg é aproximadamente 8000 calorias? Fazendo as contas em mais ou menos 20 dias você ganhará mais 1 kg para a sua coleção.

Agora se você quiser emagrecer vai ter que gastar mais calorias do que você ingere, ou seja, você gasta 2600 calorias por dia, você vai ter que ingerir menos que isso e lembrar que você precisa de um déficit de mais ou menos 8000 calorias para eliminar 1 kg. Um exemplo, se você quer perder 10 kg e seu déficit calórico diário é de 200 calorias você vai demorar aproximadamente 400 dias para perder os seus 10 kg, ou seja, aquela barra de chocolate que você está com vontade de comer, ela vai aumentar pelo menos uma semana o prazo no seu objetivo de perder 10 kg.


Agora que já sabemos o quanto temos que nos esforçar para perder 1 kg vamos ver a tela do aplicativo que faz o calculo do nosso TMB. Usem o valor RMR do aplicativo (Resting metabolic rate) traduzindo literalmente Taxa Metabólica de descanso.

Agora vamos conhecer um aplicativo para controlar os exercícios com pesos. O Jefit é um aplicativo onde você pode montar a sua série de musculação e controlar o seu crescimento muscular e de força constantemente.
O aplicativo permite que você cadastre a sua rotina de exercícios, inclusive com imagens de como fazê-los, divididos por dia da semana, além disso, você pode incluir a quantidade de repetições e o peso que usou em cada um dos exercícios, cadastrar e controlar o intervalo entre as séries e ainda sincronizar todas essas informações do celular com o site, http://www.jefit.com/.

Veja algumas imagens do aplicativo e do site www.jefit.com.

Tela inicial do aplicativo:

Consultando sua série, opção Routine:

Demonstrando o detalhe de um dos dias de treino:

Aqui você inclui o tempo de descanso de cada exercício e a quantidade de séries:

Aqui você pode ver e escolher exercícios para a sua série:

Aqui você vê os Detalhes do exercício:

Aqui você vê as informações que cadastrou no programa e se clicar em Body Progress você vê a sua evolução durante o período que já treinou.

Tela com as opções do programa:

Nesta tela você define os seus objetivos com o treino:

Imagens do site Jefit.com

Existem outros aplicativos que realizam essas medições, mas esses que testei foram os mais simples e completos para utilizar.

E agora? Quando você vai começar a se cuidar e se exercitar de novo? As ferramentas você já conhece, agora depende de você!

Um abraço e até breve.

Android Zone

 

 

Related posts

Ta afim de trocar de carro? Conheça o seu novo auxiliar, o ICARROS

Android Zone

Google Agenda – Finalmente o Google Calendar para o seu smartphone com Android

Android Zone

Meu HSBC Celular – Banco HSBC lança nova versão do seu aplicativo mobile

Android Zone

18 comments

Everson January 31, 2011 at 1:32 pm

Sugiro o Cardio Trainer, achei ele mais completo que o endemondo

Reply
diegosxavier February 1, 2011 at 6:09 am

Everson, Bom Dia.

Eu tentei usar o Cardio Trainer mas ele travou no meu celular. Vou tentar de novo para fazer alguns testes.
Valeu a dica.

Abraços.

Reply
Ricardo Delesderrier February 24, 2011 at 1:28 pm

A idéia do endomondo é sensacional, parece muito prático e tudo mais, o único detalhe é que pelo menos no meu telefone ( xperia x10 ) tem marcado muito errado, tanto tempo de corrida, como distância, etc. Engraçado, que tenho ouvido falarem muito bem, e lido muito bons comentários sobre o programa. Tenho que configurar alguma coisa? Já está atualizado e tudo. Se possível uma ajuda, agradeço.

Abraços.

Reply
diegosxavier February 27, 2011 at 11:52 pm

Boa noite Ricardo, tudo bem?

Estranho esse seu relato de erros no endomondo, aqui as vezes que usei ele funcionou muito bem.
A única configuração que fiz foi alterar o sistema de medidas, de milhas para quilometros, se não me engano.

Na terça eu vou voltar aos exercícios, quero ver se faço alguns testes com ele e com o cardio trainer também, se eu conseguir achar alguma coisa que possa ajudar, entro em contato com você.

Um abraço e até breve.

ats.

Diego.

Reply
Heloisa April 30, 2011 at 4:08 pm

Oi Diego, achei seu post bem interessante. Eu tenho um Galaxy 5 e gostaria de baixar esse aplicativo que conta calorias, porém so consegui em inglês o que não adianta muito. Pode me dizer qual é o seu e como colocá-lo em português?

Reply
diegosxavier May 1, 2011 at 2:33 am

Olá Heloisa, tudo bem?

O nome deste aplicativo é “Contador de Calorias”. Eu baixei ele do meu celular e deixei em um link aqui para você:

http://www.diegosxavier.com.br/download/contadordecalorias.zip

Você deve baixar esse arquivo para o seu computador, extrair ele do arquivo ZIP e instalar o arquivo de extensão “apk” no seu celular.

Com relação ao idioma ele reconheceu automaticamente no meu celular, não precisei fazer nenhuma configuração.
Acredito que ele se ajuste ao idioma do celular ou algo assim.

Se tiver alguma dificuldade no processo, me avise, que eu te ajudo, ok??

Abraços.

Diego S Xavier

Reply
Heloisa May 7, 2011 at 2:06 pm

Deu tudo certo mto obrigada.

Reply
joyce May 14, 2011 at 8:56 am

eu não consigo fazer o download porque não aparece a marca do meu telefone
a marla é um Samsung E-2152

Reply
diegosxavier May 15, 2011 at 3:28 am

Olá Joyce tudo bem?

O sistema operacional do seu celular suporta aplicativos java. Dei uma vasculhada pela internet e não achei nenhum programa parecido com esses que você conseguisse usar no seu celular.

Qual dos aplicativos te chamou mais atenção para ver se acho algo semelhante para o seu celular.

Um abraço.

Diego.

Reply
doenças de pele mais comuns August 18, 2011 at 8:45 pm

Mas que ótima qualidade encontrei nos posts muito bem elaborados desse blog. Necessitava mesmo saber mais sobre isso e você produziu uma grande fonte de conhecimentos aqui. Permaneça com o ótimo trabalho na elaboração desse blog!

Reply
frederico October 2, 2011 at 11:10 pm

boa noite. gostaria de saber os requisitos minimos do celular para desfrutar da melhor forma do endemondo? tem alguma dica, qual aparelho comprar? obrigado

Reply
androidzone October 4, 2011 at 6:54 pm

Boa Noite Frederico.

Olha o endomondo é um programa leve e o mais importante é um celular com uma ótima antena de GPS.

Acredito que mesmo os aparelhos de entrada rodem ele tranquilamente.

Um celular que tem um ótimo custo beneficio é o LG Optimus One, vários amigos meus tem e é um excelente aparelho.

Se tiver um pouco mais de dinheiro disponível para gastar pode pegar também um Samsung Galaxy S II, que é muito rápido e leve, o que facilita para levar no bolso durante os exercícios.

Abraços.

Diego.

Reply
Bruna October 24, 2011 at 11:59 pm

Olá Diego!
Não encontrei o BMR Calc para baixar, pode disponibilizá-lo para download aqui?

Reply
androidzone October 25, 2011 at 12:22 am

Boa noite, Bruna.

Esta aqui o link que pediu: https://market.android.com/details?id=com.cityjams.calculators.bmr

Abraços.

Diego.

Reply
Bruna October 25, 2011 at 1:28 am

E outra: tem como tirar as propagandas do contador de calorias?

Reply
Bruna October 25, 2011 at 8:25 am

Bom, eu não tinha encontrado pelo Market, agora vi essa mensagem: “Este aplicativo não é compatível com seu Samsung GT-I5500B.” deve ser por isso hahaha

Mas obrigada de qualquer forma. =]

Reply
fabio April 29, 2013 at 7:37 pm

Nao consigo funcionar o music player do galaxy slll
Ns tela inicial do endomondo
Obrigado
Fabio

Reply
Diego S Xavier May 10, 2013 at 10:45 pm

Fabio,

Não achei nada sobre esse problema na net.

Já pensou em usar outro aplicativo?

Da uma olhada: http://androidzone.com.br/2011/01/31/use-seu-celular-com-android-para-controlar-seus-exercicios/

abraços.

Diego.

Reply

Leave a Comment