Tecnologia

Comprar um bom celular vale a pena? Android, iPhone ou outro Smartphone?

O intuito deste artigo é escrever sobre uma dúvida que ficou muito tempo na minha cabeça, trocar ou não o meu velho celular, um W200 da Sony Ericsson, por um celular smartphone top de linha? Para comparar com algo mais palpável, seria o mesmo que trocar um carro popular por uma Ferrari e sem exagero nenhum, como vocês poderão ver durante esse artigo.

O primeiro passo quando se deseja comprar algo novo é pesquisar, isso mesmo: Pesquisar! Se você é uma daquelas pessoas que chegam em uma loja qualquer e acreditam que o vendedor vai poder te ajudar a escolher o melhor custo benefício para você, lamento te dizer, mas você está muito enganado.

Se existe uma coisa que aprendi durante as minhas visitas às lojas, para pesquisa de preço e para ver o produto “pessoalmente”, é que poucos vendedores sabem de verdade sobre aquilo que vendem. A maioria deles se baseia no senso comum ou em informações que são repassadas por vendedores mais experientes, porém com pouco conhecimento técnico. Claro que existem exceções, mas infelizmente são raras.

Diante deste cenário e através da popularização da internet, podemos dizer que a web é hoje a maior fonte de informação sobre qualquer assunto, principalmente bens de consumo. Aqui na web é possível assistir vídeos sobre o produto, ler reviews, debater em fóruns, dentre diversas outras possibilidades, as quais facilitam e muito a nossa escolha na hora de fazer a compra.

Bem, pensando em tudo isso, vou listar abaixo as principais vantagens e desvantagens de se ter um celular smartphone:

Primeiro as vantagens:

1 – Conectividade – Você acessa a internet, lê seus e-mails, acessa as redes sociais, vê vídeos no youtube e tudo isso na palma da sua mão (Claro que para usufruir de tudo isso é preciso ter um bom pacote de dados ou rede Wi-Fi disponível).

2 – Aplicativos (apps) – A idéia de concentrar todos os apps em um lugar só é genial, tanto o Market do Android, quanto a Apple Store do iPhone, iPad e iPod são maneiras de tornar a instalação de apps simples e intuitiva. Quantas vezes estou com amigos e eles vêm me mostrar algum aplicativo novo e, em questão de minutos , eu consigo baixá-lo e instalá-lo também.

3 – Jogos – Os jogos são um espetáculo a parte. Gráficos excelentes, ótima jogabilidade e a cada dia aumenta o número de títulos para os celulares Android ou para o iPhone. Usar o acelerômetro para fazer as curvas nos jogos de corridas é incrível.

4 – Mídia – Baixar e Ouvir músicas, tirar fotos e gravar vídeos, gravar sons e ler e-books são recursos comuns em celulares, porém, um bom smartphone faz isso com grande qualidade e mobilidade tornando prazeroso usar essas funcionalidades.

5 – GPS – O GPS funciona como o do carro e é muito bom para pessoas que costumam se perder como eu. Posso dizer que quando ele funciona, no meu Samsung Galaxy S, é uma mão na roda.

6 – Diversos –  Alguns smartphones possuem TV Digital; podem ser usados como roteador wireless para acesso à internet; podem ser usados para controlar o computador de casa de forma remota;  possuem recursos de vídeo chamada; possibilitam a instalação de aplicativos para comandos de voz para acessar funções do celular e buscas na web; permitem o compartilhamento de arquivos através do Bluetooth e, ainda, o compartilhamento de arquivos entre o smartphone e o computador, usando o wireless. Além de tudo isso, é possível customizá-lo facilmente, deixando-o com a sua cara.

 

 

Agora algumas desvantagens:

1 – Bateria – Normalmente, a bateria de smartphones dura muito pouco. Por exemplo, se eu usar muitos recursos do meu Galaxy S a bateria dura aproximadamente 8 horas, por isso, tenha sempre o cabo de dados e o carregador na mão.

2 – GPS no Galaxy S – No Galaxy S o GPS é um ponto critico, pelo que andei lendo a antena dele é muito fraca e acaba dando muitos problemas para encontrar e fixar os satélites. Alguns programas ajudam a melhorar um pouco a busca, mas tem dias que usar o GPS é impossível. Porém, na maioria dos celulares ele funciona muito bem.

3 – Custo – Normalmente o valor pago por um bom celular smartphone pode ser bem salgado, principalmente quando comparamos os valores do Brasil com os praticados no exterior.

4 – Vicio – É isso mesmo, vicio! Existe tanta coisa para se fazer em um smartphone que você pode ficar o tempo todo mexendo e fuçando nele. Até no banheiro ele é um bom companheiro!

Bem, Depois deste artigo acredito que você poderá responder melhor a nossa questão inicial:

Vale à pena comprar um bom Celular?

O que vocês acham? Vamos discutir sobre isso!

Um abraço e até breve.

Android Zone

Related posts

Guerrilla Bob – Tiros no seu celular Android

Android Zone

Skype – Ligue grátis, sem falhas ou com baixo custo para qualquer lugar

Android Zone

Google+ plus – Aplicativo android para acesso ao google+

Android Zone

6 comments

Andre L G BRandt January 19, 2011 at 9:46 pm

Salve Diego,
Tenho medo de comprar um smartphone devido as suas qualidades e benefícios. Pois dependendo do plano na operadora e “vício no uso”, o seu custo vai ser salgado!
Não bastasse isso, sou fã dos aparelhos da Nokia, que parou no tempo e não transformou o Symbian em algo interessante. Os aparelhos da Nokia são fantásticos, mas nada bate a navegabilidade e experiências no iPhone e nos Android.
Enfim, já me peguei algumas vezes pensando se largo dos Nokia e vou para um Android e a cada dia que passa fico mais inclinado ao Android.
Saudações – André

Reply
José January 20, 2011 at 4:28 pm

Ta podendo ein, “meu samsung galaxy”!

ahauhahua

abraços gordo, boa sorte com o blog!

Reply
Diego February 3, 2011 at 11:56 pm

@Andre L G BRandt

André,

Desculpe a demora em te responder. Realmente o custo de ter internet no celular ainda é alto, mas tudo depende do plano e da operadora que você escolher. Algumas operadoras diminuem a velocidade do pacote e não cobram pelos dados excedidos, acabam sendo uma boa opção para você navegar sem preocupações ou sustos na conta telefonica.

Já com relação a Nokia, parece que estão acordando.

Leia essa matéria:

http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/nokia_pode_abandonar_symbian_e_adotar_android

Um abraço e até mais.

Reply
Fabio Santos September 22, 2011 at 11:36 am

Ótimo Post!

Eu acho que vale a pena comprar um celular bom sim, a unica coisa ruim é que a tecnologia avança muito rápido e quando acabamos de comprar um lançamento já vem outro logo em seguida.

Reply
Fernando Lima November 10, 2011 at 10:43 am

Olá
Estou em meu segundo smartphone (saí de um n95 para o atual Xperia ARC), e posso te dizer uma coisa: é viciante mesmo!
Não consigo mais imaginar a vida sem um aparelho destes. O que menos tenho feito são ligações. Com ele, até o ato de mandar sms é mais intuitivo e divertido (teclado qwerty, interface de comunicaçao, etc). Fora a possibilidade de estar o tempo todo conectado às redes (facebook, gmail, etc).
Outra vantagem é o fato de ter me livrado de um monte de gadgets (gps, calculadora cientifica, camera digital, filmadora digita [o danado do xperia arc captura até em 3d após a ultima atualização], etc).

Sou professor, e antes, passava o dia inteiro com o notebook em sala de aula, caso fosse necessária uma pesquisa de ultima hora, ou responder um e-mail importante, consultar um extrato, fazer uma transferencia bancária… Agora, tudo que eu preciso está no meu bolso… o note fica na mochila, no porta-malas do carro, de onde sai raras vezes durante o dia.

Se não fosse o consumo de bateria, diria que o mundo dos smartphones está perfeito. Mas estamos a caminho disso.

Abraços à todos.

Reply
androidzone November 13, 2011 at 6:58 pm

🙂

Reply

Leave a Comment