Muitas pessoas usam as mídias sociais para o entretenimento – eles ficam em contato com os amigos via Facebook, assistem a clipes engraçados no YouTube ou fazem uploads de seus vídeos e compartilham fotos e histórias online. Mas a mídia social é mais do que apenas uma distração divertida: ela também pode melhorar e sustentar a experiência de aprendizagem de seus usuários.
Se você estiver navegando na web em seu PC Windows ou acessando aplicativos de mídia social pelo seu smartphone, não subestime o poder das mídias sociais. Elas são uma poderosa ferramenta acadêmica, capaz de melhorar o ensino e conectar idéias e acadêmicos de todo o mundo. Chegando a milhões de pessoas, a web é uma plataforma poderosa para acadêmicos, estudantes, e todos os que estiverem dispostos a ampliar seus horizontes.
Além disso, as universidades podem lucrar com a acessibilidade e o poder das mídias sociais. A maioria dos alunos se sentem confortáveis usando a web e vários aplicativos de mídia social, e os professores só tem a ganhar usando essa familiaridade para melhorar o ensino e a experiência de aprendizagem de seus alunos. O compartilhamento de informações e dados através de plataformas de mídia social proporciona o acesso direto e imediato para os alunos e uma maior facilidade e eficácia na busca de materiais do que mandar os alunos buscarem um livro na biblioteca.
O twitter pode ser usado para resumir os pontos mais importantes, enquanto palestras podem ser enviadas para o Youtube e facilmente disponibilizadas para os alunos e interessados em todo o mundo. O uso de grupos de discussão online incentiva os alunos a entrar em contato e fazer perguntas em um ambiente menos formal – e é algo que eles podem fazer a partir de seu smartphone ou tablet.
Mas a mídia social não pode simplesmente melhorar a aprendizagem, mas também ter um impacto sobre a pesquisa científica. Plataformas especificamente projetadas para o mundo acadêmico ajudam a conectar os acadêmicos de todo o mundo e seus interesses de pesquisa e idéias. Por exemplo, academia.edu tem 3,5 milhões de membros e incentiva os acadêmicos a enviarem seus trabalhos de pesquisa, seguir outros acadêmicos e seus trabalhos, e acessar dados analíticos, a fim de acompanhar o impacto de suas pesquisas. Os usuários registrados podem até encontrar um emprego ou um investidor para o seu projeto.
No entanto, a mídia social pode servir como mais do que apenas uma ferramenta acadêmica para estudantes, professores e pesquisadores. Ela permite que todos tenham acesso a informação e educação na Internet. Sites como o TED proporcionam o acesso a milhares de apresentações e idéias, discussões agitadas e um intercâmbio intelectual mais geral, não restrito a acadêmicos. E quem nunca olhou algo na Wikipedia, só para aprender um pouco mais sobre um assunto mais aleatório?
Isso pode realmente ser o verdadeiro poder das mídias sociais como ferramenta para o mundo acadêmico. Embora possa ser muito útil para os acadêmicos, a mídia social é uma ferramenta educacional inerentemente gratuita para todos os que têm acesso à internet e estão dispostos a aprender.